sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Plano de marketing

O nosso negócio consiste num eco-ginásio, visando alcançar uma melhoria na problemática da exploração insustentável de recursos energéticos não renováveis e aumentar a utilização de energias renováveis bem como processos de reaproveitamento energético para despesas do funcionamento da estrutura . Com o nosso projeto pretendemos juntar uma melhoria a nível ambiental, diminuindo o consumo de energias fósseis, os gastos, a poluição e o uso insustentável de recursos, com um incentivo à prática de desporto e uma melhoria das condições físicas e psicológicas. Desta forma este ginásio funciona à base de reaproveitamento de energia. A energia despendida pelos desportistas nos seus exercícios físicos será reaproveitada para necessidades energéticas de funcionamento da mesma ( aquecimento de águas, eletricidades, ...). Este eco-ginásio revela-se um serviço de grande valor para o público pois fomenta a prática de exercício físico, levando a uma melhoria da condição física dos atletas. Associado a isto está sempre a reutilização da energia despendida nos seus exercícios, que é onde marcamos a distinção dos ginásios comuns. Cada vez mais são as pessoas a procurar um ginásio para praticar exercício e melhorar a sua condição física e, consequentemente a sua saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças, daí a importância da realização de exercício físico. O público alvo será jovens e adultos (até aproximadamente 55 anos). Este publico encontra-se sobretudo nos países desenvolvidos e deverá ter condição económica suficiente para suportar as despesas ao projeto adjacentes. As vantagens que deste projeto advém para este público são principalmente uma melhoria ao nível da saúde e da condição física. Atualmente, são muitos os ginásios disponíveis para utilização por parte dos utentes, daí que haja bastantes competição neste mercado. Por outro lado também existem cada vez mais situações e estruturas em que e utilizam energias renováveis sobre as não renováveis. Porém estes dois vectores nunca apareceram conjugados. Dai que o nosso negocio prime pela originalidade, na medida em que procedemos a um reaproveitamento energético e utilização de energias renováveis para satisfazer todas as necessidades de toda a estrutura onde se procede à prática de atividade física. A médio e a longo prazo os nossos objectivos são a formação do nosso eco-ginásio onde conjugaremos, como já foi acima referido, a realização de exercício físico de modo a melhorar a saúde da população e o reaproveitamento de energia e utilização de energias renováveis, levando a um desenvolvimento sustentável, de forma a assim assegurar a sobrevivência das gerações futuras. Os dois principais processos em que o nosso eco-ginásio assentará serão: b) Plano organizacional: O nosso projeto vai assentar numa organização comum ao dos outros ginásios Funções Em seguida, apresentamos uma pequena descrição das funções dos principais cargos na organização estrutural do ginásio 1.Director  Alcançar os objectivos económicos marcados pela empresa.  Controlar os custos de acordo com o orçamento anual  Gerir a equipa humana do clube, recrutando, formando, avaliando e motivando os trabalhadores.  Cumprir com os requisitos na normativa legal vigente.  Desenvolver e implementar os pressupostos do clube  Controlo de qualidade e desenvolvimento do produto.  Assegurar que todas as actividades que se levem a cabo no clube se  fazem em condições de máxima segurança.  Assegurar que todos os procedimentos para os relatórios financeiros e contabilísticos se levem a cabo no clube de forma rigorosa.  Estar atenta de forma contínua sobre as maneiras de melhorar a qualidade do serviço e a eficiência na unidade de negócio. 2.Director Técnico  Encarregado de preparar, assistir e desenvolver as funções próprias na sala de fitness.  Realizar programas de treino.  Garantir os ingressos estabelecidos nos orçamentos para a área de Personal Training  Garantir e promover os procedimentos e politicas de Personal Training  Garantir que todo a equipa de Fitness focalize nos clientes. 3.Director de Vendas Responsável pelo departamento de vendas:  Liderar e coordenar a equipa de vendas.  Colaborar e participar nas tarefas de vendas e aconselhamentos comerciais.  Emitir os relatórios requeridos conforme os procedimentos da companhia.  Planificar acordos com empresas e estratégias de vendas. 4. Administração Controlar e administrar o clube, realizando trabalho de supervisão e coordenação no departamento. Divide-se as tarefas em cinco grupos:  Sócios: Desenvolver as funções de atenção ao cliente e manutenção à correspondente base de dados.  Tesouraria: Controle e administrar os trabalhos próprios da tesouraria.  Fornecedores: Controle, desenvolver e administrar uma relação de trabalho com os fornecedores.  Sistemas de Relatórios: Elaboração de relatórios com a informação de dados para o prosseguimento da situação.  Administração de Trabalho: Controle e prosseguimento dos requerimentos em assuntos de trabalho. Supervisão de toda a administração do clube, facturação, pessoal... 5.Manutenção  Controlar, rever e realizar a manutenção de todos os sistemas eléctricos e mecânicos das instalações para a confirmação da sua correcta utilização. 6.Director de Operações  Coordenar e administrar as instalações em conjunto e em colaboração com o Director .  Coordenar o trabalho, recrutamento, formação e desempenho das áreas de limpeza, recepção.  Coordenar e gerir tudo relacionado com o Atendimento ao Cliente.  Assumir as responsabilidades do Clube durante a ausência do Director.  Garantir que todos os protocolos de segurança no trabalho são cumpridos.  Garantir que os equipamentos e máquinas são mantidos conforme os níveis de qualidade estabelecidas pela empresa.  Coordenar e dirigir o procedimento de reclamações no clube.  Colaborar e promover sistemas de comunicação e operacional entre a equipa. c) Plano económico e financeiro De modo a satisfazer os anseios dos diferentes clientes, os ginásios devem possibilitar uma variedade de serviços, fundindo magnificamente a intenção da oferta e da procura, levando sempre em consideração as condutas próprias de cada individuo. Com a consciencialização das pessoas de que fazendo desporto, todo o nosso corpo bem como a nossa mente vão ter melhorias significativas, atendendo à máxima “corpo são, mente sã”, a procura a ginásios aumentou, principalmente por causa de pessoas que procuram um estilo de vida saudável. Isto obriga a que os ginásios repensem as suas estratégias e serviços a disponibilizar, devendo torna-los mais eficazes e atrativos, é por isso que decidimos realizar este projeto de modo a tornar mais ecológico e ao mesmo tempo apelativo. Como o nosso projeto vai incidir sobre o aproveitamento da energia despendida sobre a forma de trabalho pelos desportistas, podemos dizer que se esta vai ser aproveitada da melhor maneira para o aquecimento das águas ou transformação em energia eléctrica para as luzes, máquinas,... o “eco-ginásio”, será o ginásio com menos desvantagens ambientais. Neste mercado dos ginásios e fitness as empresas crescem devido a competitividade que existe no meio, que por sinal é elevada pois existe um elevado número de ginásios, e só aqueles que se conseguirem diferenciar dos outros, pela qualidade das infra estruturas e/ou pela originalidade é que vencerão e crescerão. Estamos numa fase inicial de pesquisa e procura de informações e orçamentos acerca dos equipamentos necessários bem como conceitos físicos que necessitamos dominar para implementar no nosso projeto. Por esta razão não temos muita noção e certezas acerca do investimento necessário, visto que o nosso projeto vai para além de um simples e ordinário ginásio, envolvendo diferentes materiais e processos físicos que nos trarão gastos que não conseguimos prever.

Definição

Como já referimos, o nosso projeto consiste na construção de um eco-ginásio, onde temos o objectivo de proceder ao reaproveitamento da energia despendida sob a forma de trabalho por parte dos atletas para satisfazer as necessidades energéticas desta estrutura (por exemplo para aquecimento de águas, luz, ...) Desta forma conjugaremos este reaproveitamento e utilização útil da energia com uma prática de exercício físico promovendo assim uma melhoria na condição de saúde, num total bem estar físico, psicológico, emocional e social. Para nós esta conjugação ideal é o ponto mais positivo de todo o projeto pois, como disse Hugh Blair “O exercício físico é a principal fonte de melhoria das nossas faculdades”.  Diagrama D.A.F.O Após análise do nosso projeto, sintetizamos no seguinte quadro as influencias externas (ameaças e oportunidades) e internas (debilidades e forças).

Delimitação

O nosso projeto visa, com o objetivo de procurar uma melhoria no problema apresentado, diminuir os consumos de energias não renováveis como o petróleo, o carvão ou o gás natural e aumentar o uso de energias renováveis. De uma forma mais precisa e com esse intuito, o nosso eco-ginásio funcionará à base dessas mesmas energias. O nosso principal objectivo será reaproveitar a energia despendida sob a forma de trabalho nos exercícios físicos realizados para despesas energéticas do funcionamento de toda a estrutura. Tudo isto envolverá, como se pode ver, muitas tecnologias e conceitos físicos. Essas tecnologias e esses conceitos serão a base de todo o projeto que queremos realizar. Estamos a falar de conceitos como indução electromagnética ou transformação de energia mecânica em energia eléctrica (como ocorre na energia eólica) associados a aparelhos/máquinas previamente estruturadas para desenvolver esses processos. Este projeto poderia assim ser implementado em países desenvolvidos, com indivíduos com condição económica para suportar as despesas que a ele estão associadas. Desta forma, também diminuiriam os consumos de energias não renováveis por parte deste países que são os maiores consumidores das mesmas( fig.2 - a verde).

Exploração

O nosso grupo interessou-se pela temática do “Desperdício e gasto inadequado de energia” pois é um tema muito abordado atualmente, muito real e que nos afecta todos os dias. Somos constantemente bombardeados com noticiais a alertar para um consumo elétrico excessivo e com apelos à diminuição desse consumo. Para nos informarmos um pouco mais acerca deste assunto fizemos uma pesquisa e verificamos que a ideia que tínhamos da situação corresponde à realidade. Encontramos noticias em jornais que ainda nos alertaram mais para a gravidade do problema e nos esclareceram algumas dúvidas que possuíamos: Exemplo1: “Consumo de energia aumentou quase 1.000% em cem anos A energia necessária para abastecer o planeta aumentou em 922% durante o século passado. Na passagem do século 19 para o 20, o mundo consumia o equivalente a 911 milhões de toneladas de óleo. Mesmo se observado o consumo per capita, que segue o crescimento populacional, o uso de energia também aumentou, em 260%. Dois bilhões de pessoas no planeta ainda vivem sem ter acesso à energia elétrica, dependendo exclusivamente da utilização de combustíveis fósseis. Somente na China, 100 milhões vivem nessa condição. Os 5% mais ricos da população mundial consomem 58% da energia disponível, enquanto os 50% mais pobres, menos de 4%.” Exemplo2: “Mais de três milhões de empregos são criados na União Europeia pela chamada ecoindústria. Essa mão-de-obra permite produzir diversos artigos e serviços amigos do ambiente. Portugal, pela sua localização e condições climatéricas, é um dos países privilegiados na Europa, para a utilização de energias através de fontes renováveis. Com uma costa que se traduz em cerca de 6O% do perímetro do País, com ondulação, vento, sol e temperaturas favoráveis, é óbvia a reunião de condições para a exploração de tecnologias como a geotermia ou a energia eólica. Com estas condições, existe uma oportunidade real para o desenvolvimento do sector e para a economia em geral.” Feita esta pesquisa, concluímos que esta é realmente uma situação que devemos procurar mudar para termos um futuro melhor. Verificamos que, grande parte das energias consumidas atualmente são provenientes de fontes não renováveis (fig.1). Este consumo excessivo e descontrolado de energias não renováveis têm diversas e devastadoras consequências, como: • Apesar de o petróleo, o gás natural e o carvão serem encontrados em abundância na natureza, o ritmo alarmante em que eles são consumidos resulta numa diminuição substancial dos reservatórios. • Os hidrocarbonetos presentes nos combustíveis fósseis libertam gases de efeito estufa, como o metano, o dióxido de carbono,..., que são capazes de danificar a camada do ozono. • Além disso, outros gases nocivos como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre são responsáveis pelas chuvas ácidas, o que significa um desastre para a ecologia. • A extração de combustíveis fosseis colocou em perigo o equilíbrio ambiental em algumas áreas. Além disso, a mineração de carvão tem prejudicado a vida dos trabalhadores de diversas minas ao redor do mundo. • O esgotamento dos reservatórios fez da extração de combustíveis fosseis uma atividade dispendiosa. Este facto perceptível por afetar os preços dos combustíveis. • A fuga de alguns combustíveis como o gás natural e o petróleo pode levar a graves perigos. Assim, o transporte desses combustíveis é muito arriscado. • Os combustíveis fósseis contribuem para o aquecimento global. Concluímos assim que esta é uma situação que tem de mudar nos próximos tempos. Os recursos não-renováveis são cada vez mais escassos e não estamos a desenvolvermo-nos sustentavelmente, pois estamos a usar em excesso os recursos, não nos preocupando com o futuro das gerações vindouras que deles também irão precisar. Após alguns debates e trocas de opiniões entre os elementos do nosso grupo chegamos a algumas conclusões acerca deste assunto. As conclusões que obtivemos estão resumidas no seguinte esquema: Concluímos assim que esta é uma situação que tem de mudar nos próximos tempos. Os recursos não-renováveis são cada vez mais escassos e não estamos a desenvolvermo-nos sustentavelmente, pois estamos a usar em excesso os recursos, não nos preocupando com o futuro das gerações vindouras que deles também irão precisar. Após alguns debates e trocas de opiniões entre os elementos do nosso grupo chegamos a algumas conclusões acerca deste assunto. As conclusões que obtivemos estão resumidas no seguinte esquema: